“Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”

12 de dezembro de 2010

Filosofia única: Uma farmácia aconchegante.

Aos 27 anos, o agrônomo Sérgio Luís Carneiro decidiu largar a profissão e tornar-se empresário. Comprou uma das mais tradicionais farmácias de Itumbiara, Goiás, a Drogaria Arco-Íris. Embora não tivesse experiência no ramo, resolveu transferir o negócio da periferia para o centro da cidade. Apesar de ficar mais próximo da concorrência, o novo endereço garantia maior visibilidade ao estabelecimento. Contratou um profissional para atuar atrás do balcão e foi em busca de conhecimentos nas áreas de gestão e marketing. Fez diversos cursos, participou de seminários e confirmou o que, desde o início, imaginara: para ter sucesso na área, a última coisa que precisava saber era vender remédio. 'Percebi que, acima de tudo, era necessário entender de pessoas, porque são elas que movimentam qualquer tipo de negócio', diz Carneiro.

Com o objetivo de fugir da estagnação, típica do comércio farmacêutico do início dos anos 90, Carneiro decidiu informatizar o seu ponto-de-venda e trocar experiências com empresários de outras regiões. Passou a integrar a Associação Rede 2000, que reúne 140 farmácias de Goiás. O intercâmbio ajudou-o a compreender melhor a necessidade de uma parceria bem afinada com os fornecedores e os segredos das boas compras.

A primeira mudança radical feita pelo empresário foi no layout. Carneiro contratou uma arquiteta de interiores para repaginar o espaço, que ganhou cor nas paredes e no teto, iluminação planejada e conceitos de cromoterapia para reforçar a sensação de bem-estar dos clientes num ambiente geralmente pouco atraente. A farmácia, antes escura e sisuda, ficou clara e aconchegante, com mais espaço para circulação e manipulação dos produtos.

Segundo ele, o maior desafio no ramo é aprender a lidar com a emoção das pessoas, porque ninguém procura uma farmácia por prazer. 'É necessário ir muito além da venda de medicamentos', afirma Carneiro. 'É preciso investir no visual, no treinamento dos funcionários e na oferta de serviços.'

Hoje, a Arco-Íris é uma rede com seis farmácias, que conta com 44 funcionários, a maioria jovens profissionais com nível universitário, dispostos a quebrar paradigmas. Graças à versatilidade da equipe, a rede pode oferecer uma gama de serviços diferenciados, como habilitação de celular, recebimento de contas, venda de cartões telefônicos, medição das taxas de colesterol e até servir de ponto de encontro da terceira idade. 'Como estamos sempre dispostos a um bom bate-papo, conseguimos abstrair do cliente suas necessidades e corrigir nossos possíveis erros', diz o empresário.
A inovação é
um trabalho de equipe
e não uma bandeira a ser carregada apenas pelo dono ou por
um funcionário
dedicado

A rede foi a primeira da cidade a informatizar suas unidades e a entregar remédios em domicílio com veículos motorizados, em vez de fazê-lo por meio das tradicionais bicicletas. Ele conseguiu garantir, assim, maior agilidade no atendimento. Por cinco anos, Carneiro fez da pequena matriz um laboratório para a melhoria de velhas práticas de gestão e de resultados. Só depois resolveu apostar suas fichas na expansão.

Fonte: Pequenas Empresas & Grande Negócios

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