“Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”

2 de dezembro de 2010

Farmácia Clínica : uma necessidade

Esse é um diferencial no ramo de farmácias varejistas, pois há uma acirrada competição entre drogarias e farmácias, com preços muito parecidos, e os descontos cada vez maiores.  E aonde encontra-se esse diferencial? No atendimento diferenciado.

O preço deixou de ser o atrativo entre as empresas do ramo; o qeu os clientes têm buscado é o atendimento apropriado e a credibilidade do estabelecimento.

Na farmácia clínica, ocorre muito mais do que atender o cliente, dispensar o medicamento solicitado e orientar o paciente. Lá há o desenvolvimento de um trabalho ,que somado ao trabalho do médico, contribui intensamente para o sucesso da terapia medicamentosa, chegando até a mudar a qualidade de vida do paciente.

Essa atuação do farmacêutico próximo ao paciente é chamada de Atenção Farmacêutica, que é conceituada como: "uma ciência da saúde, cuja responsabilidade é assegurar, mediante aplicação de conhecimentos e funções relacionadas com o cuidado do paciente, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado, e que necessita de uma educação especializada e/ou treinamento estruturado. Requer que a coleta e interpretação de dados seja criteriosa, que exista motivação pelo paciente e que existam interações multiprofissionais”.

Assim, a atenção farmacêutica é um comprometimento do profissional farmacêutico com o paciente. Essa comprometimento é fundamental para a adesão ao tratamento principiado pelo médico, realizando o acompanhamento, o m onitoramento, esclarecendo dúvidas do paciente e orientando à cerca do terapia utilizada.


Fonte: Farmácia hospitalar

Nenhum comentário:

Postar um comentário