“Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”

12 de dezembro de 2010

Febre de Sucesso

O empreendedor cearense Francisco Deusmar de Queirós transformou a Pague Menos na maior rede de farmácias do País
Deusmar: "Embasamos nosso modelo de negócio no tripé inovação, conveniência e cidadania, e procuramos crescer passo a passo, nos reiventando continuamente"O pioneirismo na adoção de programas de responsabilidade social e a antecipação de tendências fizeram da rede Pague Menos a líder no disputado mercado nacional do varejo farmacêutico. Em 2009 a empresa tornou-se uma das poucas varejistas do País a possuir lojas em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. No mesmo período a popularidade da farmácia cearense atingiu as nuvens, com a consolidação de nada menos que 340 lojas, distribuídas por 100 municípios. Isso representa um atendimento mensal de 5,5 milhões de clientes, em um incremento anual de 20% no faturamento, que beirou os R$ 2 bilhões no ano passado.
À frente desse império empresarial está o cearense Francisco Deusmar de Queirós, um exemplo de empreendedor brasileiro que não mediu esforços para chegar ao topo. Nascido em 1947 na pequena cidade de Amontoada, no interior cearense, Deusmar começou cedo, aos oito anos de idade, ajudando o pai em uma pequena mercearia, logo depois da família se mudar para Fortaleza. A partir daí não parou mais. Graduou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade Federal do Ceará, foi professor universitário e coordenador do curso de Economia. Ao mesmo tempo, colocava em prática toda a teoria que repassava aos alunos. “A persistência em conciliar estudos e vocação comercial sempre acompanhou minha trajetória”, reconhece o empreendedor.
Depois da experiência universitária, Deusmar partiu para o mercado financeiro, onde foi o responsável pela organização da área de operações da Bolsa de Valores regional. Criou a PAX Corretora de Valores, que se tornou a maior do Brasil na sua área de atuação. Mas o sucesso ainda era pouco para as pretensões do empreendedor cearense. Em 1981 foi para os Estados Unidos, onde se especializou na Bolsa de Valores de Nova York e aprimorou seus conhecimentos de gerenciamento na Universidade da Flórida.
De volta ao Brasil, já com seu primeiro milhão de dólares, deu início ao império das farmácias Pague Menos, inaugurando a matriz na periferia de Fortaleza. A década seguinte encontraria Deusmar Queirós empenhado em consolidar seu conceito de farmácia popular e inovadora, em uma expansão que aos poucos ganhou todo o mercado nordestino. Com o foco na inovação, e sempre à frente da concorrência, a rede de farmácias cearense brigou na Justiça pela condição de incorporar o conceito de drugstore em suas lojas, conseguindo o direito de vender conveniência, produtos de beleza, higiene pessoal e objetos de uso diário. Ganhou a batalha e abriu um diferencial que impulsionou a rede nos anos 1990.
Mas os planos de expansão do empreendedor cearense não pararam por aí. A chegada da Pague Menos a São Paulo abriu as portas do País. Durante esse período, além das farmácias, Deusmar consolidou um grupo empresarial que atua em setores tão diversos como o químico, bancário e de comunicação. Só neste ano a rede cearense planeja crescer mais 20% e chegar à marca de 400 lojas.
Tratamento VIP
O novo ciclo de expansão da Pague Menos deve contar ainda com um diferencial que faz o sucesso da farmácia ser ainda maior: o Espaço VIP. A ampliação de lojas que contam com esse local diferenciado, destinado à venda de cosméticos, cremes e produtos que levam marca própria, será prioridade. Pelo menos 40 lojas devem receber o tratamento VIP, que agrega mais espaço de atendimento, com ambiente em piso de porcelanato e ar-condicionado. Serão priorizadas cidades com mais de 100 mil habitantes, em São Paulo, sul de Minas Gerais e Região Sul. Embora não esteja descartada a ampliação de lojas nos mercados do Norte e Nordeste, onde a Pague Menos é líder no segmento, os investimentos no Sul e Sudeste devem ser a tônica para os próximos meses. Do início em Fortaleza até a consolidação nacional, a Pague Menos nunca parou de mudar e buscar alternativas úteis para os consumidores. “Sempre embasamos nosso modelo de negócio no tripé inovação, conveniência e cidadania, e procuramos crescer passo a passo, mas sem deixar de nos reiventar continuamente”, ensina Deusmar Queirós.
A mais recente inovação criada por ele é a promoção de um circuito de corridas, que levará milhares de pessoas para as ruas de diversas capitais brasileiras. As corridas, que acontecerão de maio a novembro, serão acompanhadas por palestras e orientações sobre saúde, beleza e atividades como massagens e aplicação de cosméticos. Tudo em um ambiente de descontração, onde o foco será o cliente. De acordo com a diretora de marketing e compras Patrícia Rodrigues, outro ponto que terá destaque será a promoção da consciência ecológica. Para isso a Pague Menos está elaborando atividades como o recolhimento de medicamentos vencidos para incineração, em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “São iniciativas que buscam estimular cuidados com a saúde, o bem-estar e até a autoestima dos participantes”, assegura Patrícia. As ações de responsabilidade social, que tornaram a Pague Menos conhecida no mercado nacional, também serão valorizadas, com doação de parte do valor arrecadado nas inscrições para a Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal.
Atuação social
A adoção dos conceitos de responsabilidade social faz parte das diretrizes da rede desde 1985, quando Queirós deu início a um programa pioneiro de doação de ambulâncias e cadeiras de rodas a municípios pobres do Ceará. Em 1998 a Pague Menos tornou-se a primeira empresa nordestina a adotar um município, no programa social Alfabetização Solidária. Cinco anos mais tarde, uma parceria com o Unicef abria as portas da rede de farmácias para a aquisição de livros que seriam doados a bibliotecas comunitárias em bairros com população de baixa renda por todo o Nordeste.
A acelerada expansão da Pague Menos em um momento onde o varejo brasileiro passa por uma série de fusões e incorporações parece não assustar o empresário, que já declarou que não está interessado em abrir sociedade para alavancar a rede. Até 2012 Francisco Deusmar de Queirós quer chegar às 440 unidades de sua farmácia e abrir o capital da empresa no mercado acionário. “Continuaremos a ocupar espaços no Norte e Nordeste, onde já somos líderes, mas queremos ter maior presença no Sul e Sudeste”, adianta o empresário. Nada mal para o garoto que começou ajudando o pai em uma pequena mercearia, vendendo laranjas, bananas e rapaduras em feiras, com um caixote na cabeça ou em um velho carro de mão.
Trajetória
1989: Torna-se pioneira no recebimento de contas e vendas de vales-transporte.
1993: Nasce a Farmácia de Manipulação Pague Menos, dedicada à produção de medicamentos e cosméticos manipulados.
1997: Realização do 1º Encontro de Mulheres Pague Menos, o maior evento feminino.
1998: A Pague Menos lança o Cartão Pague Menos MasterCard, aceito em milhares de estabelecimentos em todo país. Primeira empresa privada do nordeste a adotar um município no Programa Social Alfabetização solidária.
2000: Atinge um recall de marca de 74%, o maior do Ceará.
2003: Em parceria com o UNICEF, cria o Programa Infância Feliz Pague Menos, com o objetivo de contribuir para a educação de crianças de baixa renda através de doações de livros para bibliotecas comunitárias.
2005: O Cartão Sempre Pague Menos atinge a marca de 3,6 milhões de usuários.Cria o conceito exclusivo “loja dentro de loja”: um ambiente diferenciado em suas farmácias para clientes específicos. Assim surgem o Espaço Vip e o Espaço Vida Saudável.
2006: Em parceria com o Governo Federal, a Pague Menos implanta a Farmácia Popular em todas as suas lojas, para levar medicamentos com até 90% de desconto para todo cidadão brasileiro, sendo uma das primeiras redes de farmácia a ter essa iniciativa.Cria a AME – Atendimento de Medicamentos Especiais. Uma estrutura totalmente voltada a medicamentos especiais, que necessitam de controle e cuidados diferenciados, como os indicados para o tratamento de infertilidade, oncologia, diabetes e demais patologias específicas.
2008: 1º lugar em volume de vendas e em número de lojas no ranking oficial da Abrafarma. Nasce o Sempre Bem, programa de TV com veiculação nacional que leva saúde e beleza para todo o Brasil.
2009: Consolidação da rede em todo o pais, atraves deações como promoções “Sonha Brasil”. A Pague menos realiza, com o sorteio de 10 casas.
Rede Pague Menos:
- 9 mil colaboradores
- 350 pontos de venda
- 26 estados da federação
- 100 municípios
- R$ 1,8 bilhão de faturamento (2009)

Fonte: Empreendedor

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