“Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”

30 de novembro de 2010

Qualidade e preço baixo: exemplo de quem entende.

 Apesar de suas inúmeras atribuições, o fundador da rede de fast foods Habib´s não deixou de lado conceitos básicos como qualidade, preço baixo, controle rígido de despesas e uma boa política de atendimento. A experiência desse empreendedor serve de referência para empresários de outros ramos da economia, inclusive os da área farmacêutica

POR ELIANE PARMEZANI
 
HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O RAMO DE FARMÁCIAS

Para alavancar o negócio e desenvolver habilidades empresariais, o empreendedor pode contar com o auxílio de consultorias especializadas, como o Sebrae e o Instituto Empreender Endeavor. No entanto, dedicar-se ao trabalho, encarando o lucro como uma conseqüência do empreendimento e não como a sua causa, é uma das atitudes mais sensatas num primeiro momento. De acordo com Alexandre Thomé, do Instituto Empreender Endeavor, no início do negócio, a prática conta mais que o conhecimento, pois o foco é conquistar os primeiros clientes e garantir a sobrevivência da empresa. “Conforme ela prospera, é necessário estruturar a gestão. Nessa fase, o estudo torna-se bastante útil, uma vez que o empreendedor passa a conhecer uma série de conceitos sobre gestão. Na hora de implementá-los, consultar pessoas que já os tenham aplicado em seus negócios pode economizar muito tempo e dinheiro”, aconselha. Para Gilberto Rose, do Sebrae, a premissa fundamental de um negócio bemsucedido é valorizar o consumidor, pois, segundo o consultor, o cliente que entra na loja sempre tem a expectativa de encontrar quatro características básicas: preço bom, qualidade do produto, conformidade com as suas expectativas e pontualidade no atendimento. “Faça com que o cliente se sinta privilegiado”, orienta.
Além disso, o farmacista deve estar muito atento ao mercado no qual atua para desenvolver a sua estratégia de trabalho. Por exemplo: se o concorrente está conquistando mais clientes, é preciso estudar o caso e até copiar uma boa idéia, se necessário. “Conversar com o fornecedor é uma saída interessante, pois ele conhece como ninguém a sua concorrência. Essa é uma das principais fontes de atualização do negócio”, garante Gilberto.
Outra dica é estudar o público-alvo. O perfil dos clientes de uma farmácia localizada no centro comercial de uma cidade é diferente dos consumidores de uma farmácia da periferia que, por sua vez, se diferencia do público de um estabelecimento que fica dentro de um shopping center. A farmácia do shopping terá uma clientela formada por mais pessoas jovens do que as outras duas. Por isso, conhecer o perfil do cliente é muito importante para desenvolver o diferencial do empreendimento.
Periodicamente, a rede Drogamais, de Londrina, Paraná, promove o Baile dos Aposentados. O sucesso do evento levou a empresa a promover o Concurso de Dança da Terceira Idade anualmente, motivando ainda mais a participação desse público. O presidente da rede, Moacir Eduardo Luz, conta que as pessoas beneficiadas pelo programa são fiéis à empresa. A rede também trabalha com políticas de fidelidade por meio de cartão com crédito consignado e de um cartão próprio do aposentado.
Outras empresas do ramo no Brasil também têm se destacado com programas bem-sucedidos, como a Farma&Cia, de São Paulo, que presenteou 130 clientes com uma viagem a Águas de Lindóia, com todas as despesas pagas. Participaram do evento diretores, alguns proprietários e funcionários da central de negócios da rede. Os convidados tiveram a oportunidade de fazer caminhadas, hidromassagem, compras em Monte Sião, andar de trenzinho e ainda desfrutar de um jantar dançante.
Atitudes de cunho social também valorizam e atribuem uma importância especial ao negócio, como estabelecer parcerias com entidades beneficentes e que primam pela preservação da natureza. Depois de identificar o diferencial, basta explorá-lo com convicção, persistência e ousadia.

Fonte: Guia de Farmácia - Revista dirigida aos profissionais de saúde.

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