“Farmacêutico, produtor de bem-estar, manipulador da cura, administrador da vida”

30 de novembro de 2010

Parceria garante sucesso a rede de farmácias.

Uma parceria estratégica entre micro e pequenos empresários do setor farmacêutico do Amazonas está abrindo novos horizontes para os negócios da região. Nos últimos dez meses, a integração de novas empresas transformou a Rede Norte de Farmácias na segunda maior do Estado. Pelo sistema, conhecido como Centrais de Negócios, os empresários aprendem a driblar a concorrência e a disputar mercado com sucesso, informou a Agência Sebrae.

Coordenada pelo Sebrae no Estado com o grupo que reúne 20 empresas de Manaus, a Central é uma estratégia que proporciona redução de custos na hora da compra de materiais e insumos e melhores oportunidades de comercialização dos produtos. Em tempo recorde, os resultados foram bastante expressivos.

Desde a implantação do projeto, em junho de 2006, o número de lojas participantes da Rede Norte aumentou de nove para 20, representando crescimento de 122%. O faturamento de todas juntas decolou 142%, passando de R$ 350 mil para uma média de R$ 850 mil por mês. Para o consultor externo Leonel Feitoza Neto, os resultados das parcerias são excelentes, e os empresários ganham no preço e na certeza do mercado de compra.

Em relação às parcerias, a Rede conta atualmente com 16 laboratórios e fornecedores atuando. Juntas, as empresas têm redução de 23% a 32% nos valores das compras de medicamentos e produtos de saúde e beleza. Com as vantagens financeiras, as compras conjuntas tiveram crescimento médio de 400% de outubro do ano passado até agora.

Nos últimos dois meses, a Rede Norte de Farmácias também investiu alto em ações de marketing e serviços publicitários. Estão programadas a elaboração e a distribuição de encartes e folders, além de veiculação de comercial de TV. De acordo com o consultor, a meta dos empresários é expandir a Rede para outros municípios, alcançando cerca de 40 unidades até 2008, e torná-la a maior do Estado.

"Divulgação na mídia era uma coisa praticamente impossível de fazer sozinho. Hoje nós temos essa possibilidade, além de ganhar mais nas compras com o pacote que fechamos com os fornecedores locais", conta o empresário e diretor-financeiro da Rede, Kenji Miki.

 

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